Seguidores

04/02/2012

Grupo Escoteiro Iguaçu Comemora mais um Aniversário



       Uma das instituições escoteiras mais antigas do Brasil completa 79 anos. Uma trajetória de grande importância na formação de base para as crianças e jovens. Conta com voluntários adultos que participam e atuam no movimento escoteiro.
     Desde a sua fundação, o Grupo Escoteiro Iguaçu representa com afinco as cidades de Porto União, União da Vitória e região, sempre participando em diversos eventos, objetivando o melhoramento humano dos seus integrantes.
     O escotismo desde seu nascimento levanta algumas bandeiras como: “A natureza e a preservação ambiental”.  Tema sempre enfocado nas atividades, antes mesmo de se tornar uma preocupação mundial. O de ajudar o próximo, virtudes muitas vezes esquecidas dentro da educação familiar. O de dizer a verdade, baseado em um código de compromissos e honras (lei e promessa escoteira). São virtudes almejadas pelas famílias quando confiam parte da sua vida privada ao escotismo.


     O grupo foi fundado em 05 de fevereiro de 1933, pelo Reverendo Metodista Daniel Landers Bett, a sua formação inicial foi com seus dois filhos, João Nelson, Billy e mais Otávio Schneider, aos poucos foram atraindo interesses de outras crianças, dando início as atividades. Geny Matzenbacher, nascida em 11/10/1921, foi bandeirante na primeira turma em 1933.
       Somos imensamente gratos pelos seus fundadores e líderes desde o seu inicio, mas reconhecemos na atual diretoria a continuidade da linda história da Instituição: Diretor Presidente Celso Moreira de Castilho, Diretora Financeira Cleusa Regiane Stchuk Figueira, Diretor de Patrimônio Emerson do Rocio Figueira, Conselho Fiscal Tatiane Wengerkiewicz, Edson e Emerson Gruber. Escotistas: Romina Nicolae, Sylvio Ronaldo Pinheiro, Lucas Camilotti, Luciano Schwab, Rosangela Schwab além da comissão de pais e todo corpo juvenil.


     O ano de 2012, certamente será um marco histórico para o grupo, além das atividades normais, a instituição participará do Jamboree Nacional no Rio de Janeiro, Acampamento Regional de Lobinhos em Campos Novos SC. Também serão desenvolvidas diversas atividades comunitárias, tais como: Campanha do Agasalho, Festival de Pipas 2012, no aniversário do município, Mutirão Ecológico, entre outras parcerias com instituições afins. Também como uma forma de reconhecimento e preservação da história, o grupo irá inaugurar o Portal Histórico. Um trabalho artístico que está sendo desenvolvido pelo professor Irineu Caznoch, tratando-se de fotos aleatórias, enfocando a história do escotismo local e do 1º centenário do Contestado que é comemorado em 2012, visto que, a sede atual do grupo faz parte dessa história.


     Atualmente o grupo está em sua sede própria, na Rua Frei Rogério 692, Porto União SC, no prédio histórico onde funcionou o Grupo Escolar Professor Serapião, Escola Professor Balduino Cardoso e Fórum da Comarca. As reuniões são realizadas aos sábados a partir das 14:30 horas. Encontra-se em aberto as matriculas para novos interessados, idade mínima para participar é 6,5 anos.

Fone 42-3522-5880. Email geiguacu43@yahoo.com.br
home page escoteiros.org.br

Por Celso Moreira de Castilho –  Dir Presidente  3523-3138

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve responderemos. Sempre Alerta !!!

Blogs

Ramo Lobinho

Ramo Lobinho

Ramo Escoteiro

Ramo Escoteiro